12 outubro 2011

E fazer o próprio Rack? PODE!!!

Quer saber uma coisa que me deixa feliZ? 
Quando você aí, vem me mostar alguma arte que fez, inspirado por aqui.

Bate uma felicidadona mesmo! Tipo quando, a gente tirava 10 sem colar na prova da escola, ou o dia da formatura, ou quando o Brasil ganha(va?) a copa ou quando eu termino um projeto meu, mesmo. 
É uma mistura, de um orgulhinho besta, um sorrisinho bobo, e o coração cheio de alegria. E isso é muito bom!
Eu vivo aqui dizendo, pra todo mundo colocar a mão na massa, sem medo de ser feliz. E aí que, essa semana recebi um e-mail da Paula, mostrando o Rack que ela e o Dú, fizeram, pra casa nova deles.


Coisa de "profissa".Lindo mesmo, e não é que a fofa montou até um PAP.
Então essa semana, eu tô de folga (Úhu!). O Blog hoje, fica por conta da Paula. Que conta pra você:

Como fazer um Rack Planejado, você mesmo!

Primeiro passo, definir qual modelo de Rack você quer, e fazer contas, muitas continhas, pra cortar todas as peças certinho, pois é o passo mais importante, para o Rack não ficar torto.
Cortar a placa de MDF que vem inteira, usamos na cor "noce arezzo". Dimensões 1,84x2,75m, com 15mm de espessura. OBS: Nos empolgamos tanto que esqueci de tirar foto da placa inteira, e olha que ela ficou quase 1 semana parada no meu quintal, mas juntei todas as peças que cortamos dela para vocês terem uma noção!!!
Essa foto é para vocês terem uma ideia de como tudo foi improvisado, TUDO MESMO. Somos um casal de agrônomos, não temos uma marcenaria, nem algo parecido, a ideia veio. 
Quando fazíamos faculdade o Dú fez uma mesa pra minha república a partir de uma porta, ele tem um jeitão pro trem, já fez um gaveteiro pra avó dele, mas tudo muito simples. Esse foi o nosso primeiro projeto bommmm mesmo!!!

Para serrar toda a placa, usamos uma serra circular.
Depois que cortamos as tábuas, lixamos as laterais, com uma lixa bem grossa, para ficarem bem certinhas.

Com o auxílio do grampo, colocamos todas as tábuas correspondentes juntas, para ficarem, certinhas na hora de lixar.
OBS: Tá vendo esse plástico saindo das tábuas? Só tirem eles na hora de montar o Rack, pois ele é uma proteção pro MDF. Quando estiverem cortando e montando as tábuas, vai precisar demarcar com caneta, faça tudo em cima do plástico, vai ser bem mais fácil, #ficaadica

Queríamos um Rack com tábuas grossas, do tipo chiquetão mesmo, bem Tok Stok, nada daquelas tábuas fininhas by Casas Bahia e para economizar no MDF, e também para não ficar mais pesado (ficou com aproximadamente 60kg). Mandamos fazer numa marcenaria aqui perto de casa, 6 sarrafos de MDF com as dimensões 1,80m de comprimento, 3,5cm de largura e 18mm de espessura. Esses sarrafos podem ser de qualquer madeira, pois vão ser revestidos (não irá aparecer nadinha)
O marceneiro foi tão gente boa, que nos deu os retalhos cortadinhos e ainda por cima falou que se fossemos precisar de alguma ferramenta, poderíamos ir lá buscar emprestado!!! (tudo conspirando a nosso favor#bomdemais)

Com os sarrafos já cortados.
Nós colamos e também parafusamos para a peça ficar mais firme e resistente (coisa boa tem que ter paciência minha gente)

Bom, os próximos passos, vão depender muito do modelo de rack que você vai escolher, então vou dar uma explicada rápida e mostrar mais fotos, porque são bem mais auto-explicativas
Essa peça que chamamos de sanduíche, vai ficar no meio do nosso rack, o que eu quero que vocês reparem nessa peça, é que ela é composta apenas por 2 tábuas de MDF, no meio são os sarrafos, usamos apenas para aumentar as espessura da peça!!! Agora montado fica mais fácil de entender.
Depois de todas as peças parafusadas, colocamos cavilhas nessa peça do meio para dar sustentação as prateleiras.

Bora montar.
Hora de tirar o plástico de proteção.

Achamos mais fácil fazer a montagem de cima para baixo.

Depois dele todo montado, lixamos mais uma vez, os locais que seriam revestidos com a fita.

Essa é a fita que usamos para dar acabamento, compramos da mesma cor do MDF.  

Agora só falta colocar as rodinhas

E pronto!











Foi tudo feito no quintal de casa, com muito jeitinho, carinho e amor, pois além de querer economizar, queríamos muito construir algo por nós. Depois de ver ele pronto, NÃO TEM PREÇO, muuuuuuuito bom.





Casal, eu achei o máximo, igualzinhos aqueles famosões. Obrigada, lindos por dividir com a gente. 

E você aí, sentiu o amor, sentiu o capricho, gostou? Conta aí pra Paula e pro Dú...

BjO,
HOJE: Susy, Paula e Dú!

Ah, pra quem ainda tiver alguma dúvida, olha o e-mail da Paula: paulachavess@gmail.com 

20 comentários:

Fabiana disse...

Quase infarto quando vejo uma coisas dessas...
To doida pra começar minhas arteirices mas minha casa ainda está em obras e não teria um lugar adequado pra guardar pois estamos dividindo o espaço com sacos de cimento, caixas de piso...aff...
Adorei o rack, amei o PAP!
Obrigada, Paula e Du por dividir com a gente!
Obrigada Susy por ter aberto esse espaço! Afinal, serviu de ponte pra Paula e pro Du nos mostrar seu talento e nos ensinar também, rsrs...

Maysa disse...

Ficou ótimo, perfeito!
Nem parece feito em casa, o casal pode começar uma fabrica de racks!
Parabéns pra eles!
Bjs doces!!!

vida disse...

Susy querida só vc mesma para trazer estas maravilhas para a gente,bjs

Pink disse...

Oi guria td bem?
Adoreeei o Rack, parabens!

To te seguindo e espero sempre que possivel voltar aqui :)

Ana Jardim disse...

Oi Susy!
Ficou ótimo mesmo...tô precisando é de um aparador, vendo este rack lindo assim, quem sabe eu crio animo? Mas num sou muito prendada não...Marido vai ter que ajudar também....rsrsrsr.
bom final de semana pra vc,
bjus

Ale Quejinho disse...

Gostei muito! Acho que meu blog voltou ao normal, mas se ainda não consegue acessar, me mande um email me avisando, ok!
Alequejo@hotmail.com
Kisses

Wal disse...

Oi querida! Nossa, amei o rack... nem dá para acreditar que vcs mesmo fizeram! O blog ta com tudo hein!
Beijinhos e ótima semana!

Nanda Basso disse...

Flor, achei seu blog hoje e ameeei suas idéias! Quero passar aqui sempre agora... Com certeza vou usar a idéia das molduras e do rack! :D

Beeeijo

Mania D' Marie disse...

Adorei o resultado,você ganhou mais uma seguidora,gostaria de lhe convidar a participar da blogagem que vai haver no meu blog,sobre reciclagem,conto com sua presença
Cheiro!!

http://www.maniadmarie.com/

Kakau Netto disse...

Ficou muuuito legal! Parabéns, Paula e Dú! Bjs, Kakau

casa de fifia disse...

ficou muito lindo mesmo
eles estão de parabéns
e você tem mais é que ficar orgulhosa por ter inspirado essa maravilha!1
bacione

Ailton santos disse...

oi susy muito obrigado pelo carinho e por seguir meu blog, beijos

Fabiana disse...

Oi Susy, passei pra te desejar uma ótima semana!
Vc tá sumida...fico imaginando o que deves estar aprontando...cada post seu é uma "bomba" (boa é claro)
Bjinhusss...
http://cantinho-dafabi.blogspot.com/

Fabiana disse...

A minha é a orbital, já lixei de tudo com ela: emboço da parede, portas de madeira, um guarda roupas q estou reformando, um armário de aço, vou usá-la agora pra lixar a massa corrida. Uso aquela lixa pra ferro, corto em 4 q dá exatamente o tamanho do encaixe, só mudo o nº por ex: para o emboço usei lixa 60, já pra massa corrida vou usar uma mais fininha... (sei q tem umas lixadeiras q precisa comprar uma lixa própria pra ela).
Só tem um probleminha, ela não alcança naqueles cantinhos onduladinhos dos móveis, se for plano ela vai embora, mas aqueles detalhezinhos em relevo tem q ser à mão mesmo!
Espero ter ajudado! Bjuss flor!
Aaaa..to muito feliz, amei esse negócio de ser blogueira! Rsrs...

Marluce disse...

Uau! Muito bom! Adoro quando as pessoas se arriscam, marcenaria é assim mesmo, se não tentar não consegue, e saiu perfeito. O trabalho deles foi muito bem feito e planejado
bj

Tera disse...

Oi Susy, quando passeava pelo blog da Kelly do Realizando Reforma, conheci o seu maravilhoso espaco, to te contando que estarei aqui varias vezes . Menina gostei muito, viu! Temos algumas coisas em comum( faca voce mesmo, antes e depois e por ai vai).
Entao da uma olhadinha no rack que marido e eu fizemos de presente para o dia das maes. Parabens para sua amiga e obrigada por tantas dicas. Bjus!

Alinne Möller disse...

Amei.... vou colocar a mão na massa aqui em casa tb.. bjim

Jѳω вɑʀɓѳรɑ disse...

NOOOSSA! Ficou perfeito! Eu tambem tô querendo um rack mas nao quero gastar todo meu dinheiro. vou fazer um qase igual a esse ora colocar mais cosas minhas :D valeu pela dica!

Vanessa disse...

amei!!

adorei seu blog ja estou seguindo.
eu queria saber se vc sabe onde que compra a fita da cor da estante?
que tipo de loja, ja procurei e nunca axei, queria reformar uma estante que esta mto feia!obrigado
parabéns pelo lindo blog

bjoss
vanessa

http://www.nessapinturaemtecido.blogspot.com.br/

Aline Oliveira disse...

Fizemos nosso rack tbm…http://alinesantannarq.blogspot.com.br/