01 outubro 2011

Puff de PNEU, reciclado!

E lá vamos!
Tô gostando muito muito do que tá virando isso aqui. Comecei o blog despretensioso e continuo. Mas, não é que, tá virando uma troca muito da bacana. Eu de cá, vou despejando minhas balelas e teorias (como se eu soubesse) e você daí vai se inspirando, criando, metendo a cara. Esse troca-troca *Ops, no bom sentido! É muito bom.
E depois de tantos e-mails e comentários fabulosos, a caixola tem respondido com mais ideias. AmOOOO!

Há um tempo já, nem me lembro quanto. Vi uma poltrona na mostra Morar Mais por Menos, feita com pneu reciclado e fibra de bananeira. De cara, me apaixonei pela ideia, porque era de material natural, reciclado, BEGE, pela textura, enfim.

Daí, que pneu jogado por aí, infelizmente tem de monte. Peguei dois na esquina, um dia que fui almoçar com o Vi (leia-se, o Vi pegou) e mandei ver nesse puff ou mesa lateral. O que você quiser.

Tá em casa de bobeira?
Quer dar um toque natural na decoração, de quebra com uma pitada de reciclagem? Ta aí, esse é seu número.

Você vai precisar:
2 pneus velhos - o planeta agradece!
70 metros de corda (mais ou menos)
1 lata de cola de sapateiro
elástico de tapeçaria
um retalho de espuma
um retalho de corino, TNT, calça velha, ou o que tiver em casa
Grampeador de tapeçaria ou percevejos
4 parafusos com porcas
Furadeira ou uma faquinha de ponta

Primeiro lave o bichinho. Se você pegou do lixo e a ideia é essa, ele deve tá precisado!

Prenda os dois, com os parafusos e porcas. Aqui te confesso que penei, comecei com a furadeira. O que rendeu, o maior cheirão de borracha queimada e um furico de nada. Apelei pra minha faquinha de cozinha (pobrezinha) daí sim, SUCESSO!  Então se você está firme nesse projeto e tá lendo o texto todinho, PARABÉNS! Avance 2 casas!



Pra fazer o assento, prenda o elástico. Com as tachinhas ou com o grampo. Assim *


Coloque a espuma por cima e prenda com retalho. Eu fiz com TNT, mas depois pensei que deveria ter colocado o corino, assim o puff, seria lavável. Bom, fica a dica.

Depois, fiquei com medo da cola e deixei o projeto abandonado por duas semanas na varanda. ... ... ...

Finalmente tomei coragem e decidi começar. E decidi também, deixar bem CLARO aqui, que essa criminalização da cola de sapateiro, é totalmente injusta (pobrezinha tão boa gente!).
Ela é super fácil de mexer (faz uma melequinha, ok.), mas cola rápido, muito bem e o cheiro nem é tão forte assim. Usei, aprovei e perdi o medo.

Voltando  ao passo, como a cola é de contato, você passa no pneu e na corda. Pode passar nuns 4 dedos de altura de cada vez e num bom pedaço de corda. Se sobrar pedaço de corda ou pneu com cola não tem problema pode repassar a cola em cima, outra vez (deu pra entender?). Espera uns minutinhos e vai enrolando a corda.



Comece de baixo pra cima.
E pra finalizar é só enrolar o centro. Como se fosse um caracol.


Gostou? Olha só o ANTES e DEPOIS. Faz até um bem pra alma da gente...




Bjão!

Ah, precisando estamos aí...

38 comentários:

Decor Invencionices disse...

Oi Susy, que bom que vc foi me visitar!Apareça sempre que quiser.

Essa sua ideia com os pneus é maravilhosa...meu cérebro começou a trabalhar rapidinho...acho que o ap da praia vai ganhar puff novo rsrrsrs

bj e boa semana

Kakau Netto disse...

Oi, Susy! Adorei essa idéia, menina! Só preciso me inspirar e meter a cara, como vc diz... Bjs, Kakau

Fabiana Tardochi disse...

Oi!
Que legal sua ideia! Reaproveitar é a palavra de ordem atual:)
Ficou lindo o puff no seu cantinho.
Um beijo

Rô Faleiro disse...

Susy, ficou lindo! a tempos me falta coragem pra fazer um desses, agora que vi a aprovação de quem ja fez (vc)to afim de tentar, qdo fizer te envio fotos!
Boa semana
bjinhus

Fernanda Fernandes disse...

SHOW,...amei,já tinha visto com outras materias mas esta da corda MARAVILHOSO

BJS
FERNANDA

Fabiana disse...

Meniina, tiro o chapéu pra vc!!!
Ficou lindão!!! Já tinha visto com tinta, tecido...mas com corda ficou um arraso!!!

Juliana Oliveira disse...

Que linnndooo!

Sempre fico olhando pros pneus e pensando nos potenciais que eles tem... Mais esse foi o campeão de todos!

Parabéns Susy! Conheci o blog semana passada e já virei fã!

Bjs

Cibele Leite disse...

Susy, que lindo! é isso ai, devemos aproveitar sempre, e com essa corda, esta um luxo!

Beijokas

Claudinha disse...

Susy, vc é demais mesmo. Essa idéia é fantástica menina! E melhor, ficou um charme. Nota 1000!

Meu espaço do meu jeito: A arte de ser mulher disse...

Que lindo, amei.
Parabéns, seu cantinho ficou ainda mais feliz com ele, acredito eu, com esse charme.
Reciclar é "tudibom".
Bjos.

Lia disse...

Nossa que dica incrível!
Tenho os pneus ... as cordas ... quem sabe faço em casa.
Ficou lindo! Parabéns!

Lia disse...

Nossa que dica incrível!
Tenho os pneus ... as cordas ... quem sabe faço em casa.
Ficou lindo! Parabéns!

Andréa Melo disse...

Demais!!! Bjs!

Liz disse...

Susy, ficou lindão, super econômico e muito legal! Dá até vontade de ter umas ideias assim para a área externa. Jajá, vou ter que por a caixola para funcionar tbm! Bjos

nessa disse...

amei,já tinha visto varios puffs de pneu,mas com corda nunca!

BITOKA RUBRA ARTES disse...

SUSY QUERIDA, SOU A ETÉLIA...VIM DA COMUNIDADE DA CASA E JARDIM ONDE VI ESSE PUFF...OLHA ADOREI E MAIS AINDA O PAP...OBRIGADA...DEPOIS VOU TENTAR FAZER UM...UM BEIJÃO...

Nelce disse...

Incrível... vou tentar criar coragem pra fazer igual. Achei que ficou muiiito legal mesmo.

Marluce disse...

Ficou ótimo! Fiquei imaginando fazer pufes assim quando eu tiver meu telhado na varanda :)
Eu tive o mesmo medo com a cola de sapateiro, so jeito que sou estabanada me imaginava no final do trabalho com cola nos cabelos, na cara, toda grudada rsrsrsrs
Mas é bem mais tranquilo do que dizem mesmo
Como passou a cola na corda, com pincel? Só fico imaginando se não foi chato esperar a cola secar pra poder colar, já que a corda é muito maleável
bj

construção da katy disse...

Eu fiquei tão apaixonada por essa ideia, que comentei com o maridão e ele me deu o maior incentivo para tentar fazer, quem sabe!

bjs

Patrícia Geronimo disse...

Parabéns....amei seu cantinho e já me inspirou em fazer meu próprio rack...puff-pneu...etc...rs
Bj
Patrícia

Daniela disse...

Ai, Susy! Não canso de ler esses PAPs! Esse do pneu então? AMO! Ainda tomo coragem de fazer um! Pensei em fazer como mesinha e encomendar um vidro grossinho para colocar em cima... Vc acha q dá? Qto à reciclagem de pneus, já está no meu último "projeto" executado esta semana! Ele ainda não foi colocado em seu devido lugar, mas só está esperando o cantinho ficar pronto...Dá uma passada lá p/ vc ver! Bjooos!

Anônimo disse...

Vi seu puff e apaixonei... Há dias só não paro de pensar nele! Como você prendeu os dois pneus? Que furo foi esse? Como passou os parafusos? E as porcas? Me explica mais detalhes, por favor?!

Susy Alves disse...

Olá Anônimo, estava on, e vi seu comentário, que sorte! Vamos ver se consigo explicar melhor...

Como furar os pneus:
Posicione os dois pneus deitados no chão, na parte virada para cima, marque 3 pontos para furar, em cada pneu.
Marque o lugar dos furos na mesma direção, tá?! Você consegue fazer isso medindo a distância entre os furos ou com um molde.

Faça os furos marcados com uma faquinha de ponta

Depois vire um pneu sobre o outro, de modo que os furos fiquem encostados um ao outro. Alinhe os furos.

Pegue o parafuso e pelo lado de dentro do pneu, passe ele pelos dois furos; do pneu de cima e do pneu de baixo.

Quando o parafuso sair do outro lado, você encaixa a porca (com a mão mesmo, não precisa apertar muito)

Repita o mesmo processo com os outros furos e prontinho. Eles vão ficar super firmes. Daí é só decorar.

Se precisar de mais ajuda, me deixa seu e-mail que vamos nos falando...


Beijos!
Susy

Anônimo disse...

Nossa como você é simpática! Muito obrigada pela ajuda :)

Amanda disse...

Olá Susi, vi o pneu-puff na revista e já comprei as coisas pra fazer!!! Minha casa está construindo e está quase pronta e adorei seu blog!!! Está me dando muitas ideias pra minha casa nova!!! Só fiquei em dúvida em uma parte quando vi o PAP aqui. Você diz pra começar de baixo para cima, mas qual a parte que fica para baixo? Do elástico ou do TNT? Achei que a parte do TNT fica para baixo, mas na foto mostra em cima. Obrigada!

Susy Alves disse...

Amandinha,
Perdão pela demora lindona, tá?!

Vamos lá, é assim ó:
1-Depois dos pneus presos, você corta a espuma em círculo para servir de assento.

2-Coloca essa espuma sobre os elástico (já preso com o grampeador).

3-Para a espuma não sair do lugar e você ter firmeza na hora de colar a corda, você coloca o TNT sobre a espuma e prende com o grampeador.

***Vai ficar um sanduíche {elástico + espuma + TNT}, essa parte é o assento e vai ficar para cima, você começa colando a corda por baixo.

Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida pode me mandar um e-mail, que eu te ajudo melhor, e prometo que mais rápido, rs! (susy.siqueira@gmail.com)

beijão!

Lu Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu Melo disse...

Oi Susy!!
Eu sou a Lu que fica te enchendo de perguntas por e-mail! =)
Amei o puff! Vou fazer logo logo!
Quando ficar pronto tiro fotos!

Bju

Maria Oliveira FazendoArte disse...

Maravilhoso
e muito bem explicado
adorei
:)

Lúcia Helena disse...

Lúcia Helena

Oi Susy amei sua idéia, só gostaria de saber se poderia passar algum tipo de impermeabilizante nas cordas que facilitasse a limpeza, tipo um verniz ou cola, ou até mesmo algo que pudesse mudar a cor da corda

Susy Alves disse...

Oi Lúcia! Olha, isso não sei mesmo viu. Acho que para mudar a cor talvez betume dê certo {mesmo assim é puro achismo nunca tentei} e quanto ao verniz, vc podia testar num pedacinho antes de enrolar.
Se fizer me conta, se deu certo hein?

boa sorte!

bjbjbj

Tony Sena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tony Sena disse...

kkkkk Esse puff é muito feio, medonho.

Bom saber que as mulheres gostam de coisas feias, assim tenho a certeza que não vou morrer solteiro. (Né Ana?)

kkkkkk

Srta.Formiga disse...

Adorei! Rebloguei!

Fabi disse...

Com certeza para um feio com mau gosto sempre existe uma feinha que não liga ;) O puff é lindo!

Andréa disse...

Estava a procura de uma idéia p os meus pneus. Obrigada! Amei

MINHA VIDA DE CAMPO disse...

Que lindo e chique esse pufe. Além de ser personalizado com nosso toque ainda protegemos a natureza.
Uma dica preciosa.
Tenha uma ótima semana.

Rosa disse...

Ai, amei TANTO o seu blog... Vim atrás de informação sobre cola prá fixar um espelho sem prego e caí do meu pedestal de rainha do lar como puff de pneu e corda. Vou fazer junto com meu garoto, ele vai adorar. Obrigada mesmo. E (desculpe a pretensão...) se puder, dá uma passadinha no meu blog que eu também faço umas coisinhas e posto as receitas. Um grande abraço agradecido.
http://arosanajanela.blogspot.com.br/